Data comemorada em 3 de dezembro traz expectativa de crescimento para a onda de doações se espalhar por mais municípios do país

Desde 2013, o Brasil celebra o Dia de Doar e a 10ª edição vai acontecer em 3 de dezembro. A data tem o objetivo de incentivar o país a ser mais generoso e solidário e, neste ano, as entidades assistenciais de Bauru associadas à AEAPS farão parte desta mobilização para arrecadar recursos e aumentar o impacto positivo de organizações do terceiro setor.

No Brasil, o Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia. E quem organiza e lidera a mobilização nacional é a ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Em Bauru, o Dia de Doar é organizado e liderado pela AEAPS.

A data visa estimular a cultura da doação de pessoas físicas, empresas e comunidade e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o ato da doação no cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações virtuais ou presenciais.

Em Bauru, 15 organizações sociais associadas à AEAPS aderiram à campanha do Dia de Doar em 2024. “No dia 3 de dezembro, a nossa mobilização se concentrará nas unidades Max e Nações do Confiança Supermercados, das 7h às 23h, onde faremos um pit stop da doação. No entanto, todas as organizações de Bauru podem realizar ações nas suas entidades ou da forma que preferir para buscar esta doação”, comenta Marcus Vinícius, da diretoria da AEAPS.

 O Dia de Doar chega em Bauru pela primeira vez com a expectativa de consolidar a cultura da doação e ajuda ao próximo. “Já está na Câmara Municipal um Projeto de Lei para que a data entre no calendário oficial de cidade. A sua votação e aprovação deverá acontecer no próximo ano. Assim, esperamos que o dia 3 de dezembro seja um marco de materialização do ato de doar às organizações sociais que lutam diariamente para atender a população em situação de vulnerabilidade social”, explica Marcus.

As necessidades das organizações são muitas. No entanto, a grande maioria demanda por melhorias estruturais (reformas, ampliações), aquisição de equipamentos de informática, eletrodomésticos e mobiliário, além de recursos para ampliação dos serviços prestados. “Mas, além do material, a doação, por exemplo, de tempo do seu trabalho, do voluntariado, da presença física regular na entidade, do afeto e carinho para com as pessoas assistidas também faz toda a diferença”, diz William Menezes, presidente da AEAPS.

Para quem quiser saber mais sobre o Dia de Doar, abrir as portas da sua empresa, organização ou comunidade para a mobilização do dia 03/12, é só entrar em contato pela rede social da AEAPS (@aeapsbauru), do Dia de Doar Bauru (@diadedoarbauru), ou pelo site https://aeaps.org.br/Dia-de-Doar-Bauru . A iniciativa em Bauru conta com os apoios do Confiança Supermercados, ACIB e Sindicato dos Contabilistas de Bauru e Região.

Como surgiu o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.